quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

EXPOCATADORES - 2010

Descrição da imagem: um bander com o nome da feira e uma foto com vários recicladores.

De 21 a 23/12/2010 será realizada a feira de exposição de organizações de catadores, serviços, tecnologia social e projetos.
É GRATUITA. Basta se inscrever. As inscrições online vão até dia 17 de Dezembro, depois dessa data ir diretamente no credenciamento da expocatadores, no Mart Center (Centro de Exposições), na Rua Chico Pontes, 1730 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02067-002 (11) 2902-2800.

O Reviravolta Expo catadores 2010, na sua 2º edição irá trabalhar de modo especifico e objetivamente o valor da profissionalização do catador na visão do Negocio Inclusivo Solidário, isto é, a importância da inclusão social no aspecto da dignidade Humana, na lógica da Cadeia Produtiva, na Prestação Serviços de Coleta e triagem de materiais recicláveis que historicamente é realizado pelos catadores sem nenhum reconhecimento do serviço. Hoje existe toda uma Política Nacional de Saneamento e de Resíduos (já aprovadas) favoráveis aos catadores como prestadores de serviços na Coleta Seletiva dos Municípios e parte importante para as indústrias na implantação da Lei de logística reversa conforme Lei de Resíduos Sólidos. Esse conjunto de ações qualifica e coloca fortemente na cadeia da reciclagem as organizações de catadores e suas redes uma vez que o mercado da reciclagem busca na sua naturalidade tecnológica exigências na qualidade, quantidade e procedimentos éticos sócio ambientais que são matrizes das organizações de catadores. Segundo alguns dados existem no Brasil cerca de 800 mil catadores, porém o MNCR tem em seu Cadastro Nacional oficial 85 mil catadores, destes 35% organizado em cooperativas ou associações, bem estruturadas para atender uma demanda de prestação de serviços e os outros 65% precisando estruturar-se. Dos que estão organizados 20% estão atuando comercialmente em rede para entregar o seu material para grande Indústria.

A EXPOCATADORES tem a função prioritária de levar e repartir informações que gerem melhorias para as pessoas, diversificação para que os profissionais do setor e também para que os visitantes possam estar atualizados com as tendências do setor. É um evento e sobre tudo, uma oportunidade de aprendizagem compartilhada, tendo como referência o impulso ao desenvolvimento como caminho de superação das desigualdades.

HAVERÁ:

A – Exposição de Equipamentos;

Local onde as empresas fabricantes de equipamentos para coleta seletiva possam criar um espaço que possibilite aos catadores e fabricantes fazerem relação comercial, contatos entre si e conhecer de qualidades, necessidades e preços tanto do fabricante quanto do consumidor.
Possibilitar também aos fabricantes de equipamentos para reciclagem, Construtoras, Concessionárias (caminhões) a possibilidade de vender seus produtos com surgimento cada vez maior da demanda para catadores financiados pelos Governos e pela iniciativa privada.

B- Exposição Logística operacional;
Empresas do setor de logística que proporcionem as organizações de Catadores formas de como melhorar seu fluxo operacional bem como contribua para minimizar e aumentar a eficiência e efetividade nos seus roteiros de coleta Seletiva.

C- Exposição Tecnologia Social;
Empresas que tenham inovação tecnológicas de equipamentos, galpões e processos que possibilitem melhorias na divisão técnica do processo produtivo e na qualidade de vida do catador, trazendo agilidade, eficiência e efetividade;

D – Banco de Negócios Solidário;
Exposição de diferentes linhas de financiadores de cooperativas de Catadores, proporcionando o dialogo e/ ou formas de orientação ou até mesmo criar o espaço de construção de propostas iniciais ou aprovações de créditos antecipados.

E- Exposição de produtos econômicos solidários;
Produtos artesanais produzidos pelas Cooperativas a partir dos materiais reciclaveis coletados.

Seminários para Técnicos e Catadores
Temas que serão Abordados:

•O Fortalecimento da Cadeia da Produtiva da Reciclagem com reconhecimento das organizações de Catadores;•Programa Serviços Ambientais e seus Benefícios às organizações de catadores;•Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua Regulamentação;•Credito de carbono e sua relação com o trabalho dos catadores;•Prestação de Serviços de Coleta e Triagem das Cooperativas de Catadores Aspectos legais e tributários;•A Indústria e o Mercado da Reciclagem e as Cooperativas de Catadores;•Rede Internacional de catadores seu papel para o fortalecimento da categoria;•Logística Reversa e seu impacto nas organizações dos catadores;•Decreto 5940/2006 e seus Avanços e Desafios;•Gestão Democrática de Resíduos Sólidos e a Inclusão dos catadores;•Reaproveitamento Energético, impacto na Cadeia da Reciclagem e Meio Ambiente;•Movimento Nacional dos Catadores perspectivas e novos desafios.

Objetivos específicos:

•Divulgar novas Tecnologias Sociais na área de Reciclagem;•Proporcionar visão do valor da profissionalização do catador na visão do negocio inclusivo solidário;•Congregar valores e posturas diante do cenário mundial sobre questões relacionadas ao trabalho do catador, a seu desenvolvimento e sustentabilidade;•Proporcionar espaço de discussão de políticas públicas relacionadas ao trabalho do catador;•Colocar fornecedores e compradores face a face, como proposição de futuros negócios;•Projetar parcerias para a execução de projetos e programas sociais;•Apresentar Amostragem de serviços prestados pelas organizações de catadores;•Proporcionar espaço internacional para discussão sobre o catador de material reciclável mundial.