Descrição da imagem: foto em preto e branco de Luiz gonzaga mostrando a parte superior do seu corpo e da sanfona. Nesta foto ele está com um chapéu de couro, cantando e tocando.
Ele foi um dos maiores intérpretes
da música popular brasileira.
(João Souza)
" Eu vou mostrar pra vocês como se dança um baião e quem quiser aprender é só prestar atenção... já faz três dias que no norte relampeia a asa branca ouvindo o ronco do trovão já bateu asa e voltou pro meu sertão ai ai eu vou me embora, vou cuidar da plantação."
Em lugar da coroa o chapéu, em lugar da espada a sanfona.
Estou me referindo a Luís Gonzaga, o rei do baião, que se estivesse vivo completaria noventa e oito anos. Ele de forma simples e poética sabia bem como traduzir o sentimento do homem do campo. É uma pena que este ícone da música popular brasileira é esquecido pelas grandes mídias, e principalmente pelos centros culturais e educacionais. Podemos observar que ele é só lembrado no mês junino. Parecem mesmo que querem transformar Luís Gonzaga, com sua tão importante invenção que foi o baião, numa figura folclórica. Penso que isto é uma bobagem e deve ser repensado. Temos que lembrar dele com sua música durante todo o ano, pois o que é bom é para se recordar sempre.